ABEM

Email:

Telefone:

(21) 3477-1663

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Formação Montessori

0 - 3 anos

O educador de 0 - 3 anos é preparado para identificar o desenvolvimento da criança em cinco domínios:

Cognitivo: capacidade da criança de pensar, perceber e compreender o que acontece ao seu redor;

Linguagem: capacidade da criança de se comunicar por meio de expressões, sons e palavras;

Motor: capacidade da criança de controlar o seu corpo no espaço (habilidade motora grossa) - equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, desenvolvimento muscular, força, velocidade - e o domínio que a criança possui de suas mãos (habilidade motora fina) - habilidades manuais, desenho, escrita, recorte, costura, manipulação de objetos pequenos, etc;

Sensorial: capacidade da criança de usar os sentidos - visão, audição, olfato, tato, paladar, estereognóstico e outros - para reconhecer e compreender melhor o meio que a circunda;

Socioemocional: capacidade da criança de conscientizar-se pouco a pouco as suas emoções e de se relacionar com outras pessoas criando laços de afetividade e empatia.

A preparação do ambiente de 0 - 3 anos permite que a criança se movimente livremente pelo espaço, os materiais são cientificamente preparados para estimular o desenvolvimento da criança, permitindo ao educador identificar e minimizar possíveis dificuldades ou desvios juntamente com a família, se necessário, com outros profissionais especializados.

Alguns desvios de desenvolvimento evidenciados numa idade mais madura podem ser evitados a partir de um acompanhamento adequado da criança de 0 - 3 anos. Crianças com algum atraso no desenvolvimento corpóreo e/ou mental podem alcançar um nível de aprendizado adequado se receberem os estímulos necessários durante a sua infância.

O educador Montessori de 0 - 3 anos é capacitado para observar o desenvolvimento de cada criança para identificar seus interesses e preferências, para estimular o desenvolvimento das inteligências que a criança apresenta mais dificuldade de exercitar e para preparar a criança para os próximos ciclos de aprendizado que ela enfrentará.

3 - 6 anos

O educador de 3 - 6 anos é preparado para refinar as habilidades citadas anteriormente (Cognitiva, Linguagem, Motora, Sensorial e Socioemocional) e para inserir conhecimentos sobre o Espaço, Tempo, Natureza, Cultura e Matemática no universo da criança. O ambiente desse agrupamento é preparado com materiais dos seguintes campos do conhecimento:

Vida Prática: permite à criança executar atividades cotidianas comuns, como preparar um lanche, lavar a louça, limpar o que sujou, trocar de roupa sozinho, entre outras - essas atividades ajudam a melhorar as habilidades motoras grossa e fina, além de contribuir com a socialização da criança;

Educação dos Sentidos: permite que a criança vivencie experiências diferentes e entenda o que aquela sensação representa - reconhecimento de pesos diferentes, sensações térmicas, texturas, sabores, odores, entre outros - essas atividades ajudam a criança a entender as suas sensações e dá início à sua compreensão sobre seus sentimentos;

Linguagem: permite que a criança desenvolva suas habilidades de comunicação oral, escrita e gestual e compreeenda a comunicação das pessoas ao seu redor. O campo de Linguagem engloba materiais que estimulam o aprendizado do idioma e o desenvolvimento de habilidades artísticas (teatro, dança, música e pintura), ssas atividades ajudam a criança a começar a interpretar textos, culturas, movimentos sociais, manifestações artísticas, momentos históricos entre outros.

Matemática: permite que a criança experimente a matemática de maneira prática - manipulando materiais geométricos, visualizando diferentes dimensões do mesmo objeto, relacionando números com quantidades. A criança é estimulada a relacionar cores, formas e tamanhos, o que contribui com sua inteligências lógico-racional.

Espaço, Tempo, Natureza e Cultura (Geografia, Historia e Ciências): a criança é incentivada a entender o universo a partir da observação da natureza - compreensão de dia e noite, dos estados da matéria, manipulação de mapas, observação dos seres vivos (plantas e animais), entendimento do corpo e do espaço, da evolução do mundo e dos seres humanos.

No ciclo de 0 - 3 anos, a criança alcança a compreensão do "eu", conquista o domínio do corpo, percebe seus pensamentos e emoções. No ciclo de 3 - 6 anos, a criança alcança a compreensão de "sociedade", ela começa a compreender que é integrante de um ecossistema enorme e que todos os elementos, com todas as suas diferenças, são complementares e igualmente importantes.

O Educador de 3 - 6 anos é capacitado para preparar a criança para a Educação Cósmica.