Jornada do Educador Montessori
Fundamentos do Método Montessori
Do seu trabalho com crianças com necessidades especiais, Maria Montessori concluiu que o déficit de aprendizagem é mais um desafio pedagógico do que médico. Se a educação busca transformar a anormalidade em normalidade, pode também contribuir para a transição da anormalidade à normalidade?

Talita de Almeida
Presidente da ABEM
Jornada do Educador Montessori / Outubro de 2023
15 semanas • 137 participantes
R$ 100,00 ou Passaporte ABEM
Acreditamos que é essencial definir a educação como uma ajuda à vida da criança, visando seu desenvolvimento psicológico, personalidade e potencialidades. É uma ajuda para formar um indivíduo livre e normalizado, com personalidade e papel na sociedade em constante evolução.
O princípio educacional fundamental é observar e conhecer cientificamente o desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo todas as etapas do crescimento natural, psicológico e físico.
Assista a live Observação, Registro e Rotina de Sala
em nosso canal no YouTube!
Participe de nosso grupo no WhatsApp para receber atualizações sobre os próximos encontros!
O Ambiente Preparado
Enquanto a criança aperfeiçoa o ser, o adulto aperfeiçoa o ambiente. De fato, o trabalho próprio do adulto é a construção de um ambiente extranatural, uma super-natureza, que deverá responder aos desejos e às necessidades da espécie humana. A natureza não responde aos desejos e necessidades do homem, como responde às dos animais. O homem dependerá do homem para sua sobrevivência.
Maria Montessori, explica assim a super-natureza do homem:
Assista a live Organização da Sala de Aula
em nosso canal no YouTube!
Como poderá a educação contribuir para essa construção, sendo realmente ajuda e não obstáculo?
Maria Montessori acreditava na importância de permitir que a natureza guie o desenvolvimento do corpo humano, evitando obstáculos. Ela também aplicou essa convicção ao desenvolvimento psíquico, baseando sua obra educativa no respeito a essa evolução natural.
A partir desse conhecimento, Montessori definiu quatro fases de desenvolvimento que ela chamou de "os quatro planos de formação" ou "os quatro planos de desenvolvimento". A abordagem educacional montessoriana visa adaptar a educação às necessidades do crescimento, estabelecendo a equação: 4pd = 4pe (quatro planos de desenvolvimento = quatro planos de educação). Portanto, a educação montessoriana é aplicada a esses quatro planos, que correspondem ao desenvolvimento natural do indivíduo.

1º Plano: A mente absorvente
(0 aos 6 anos)
2º Plano: Infância
(6 -12 anos)
3º Plano: Adolescência
(12 -18 anos)
4º Plano: Maturidade
(18 a 24 anos)
A Construção Física & Psíquica do Indivíduo
O Adulto Especializado
O trabalho do adulto é de natureza bastante diferente do trabalho da criança. Na realidade, são diferentes no sentido em que os objetivos perseguidos pela criança e pelo adulto são diversos. De fato o primeiro, enquanto “embrião psíquico de um ser social”, tem por objetivo a construção de si mesmo, o segundo enquanto “ser social”, tem por objetivo a construção de sua sociedade, permitindo-se realizar-se enquanto indivíduo. O homem é um ser gregário que, para existir como ser humano, terá necessidade de absorver os valores humanos do grupo a que pertence e, ao mesmo tempo colaborar como indivíduo com a existência desse grupo ou sociedade. O adulto é responsável pela comunidade e pelos indivíduos que a compõem (adultos e crianças).