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Jornada do Educador Montessori


Fundamentos do Método Montessori
 

 

Do seu trabalho com crianças com necessidades especiais, Maria Montessori concluiu que o déficit de aprendizagem é mais um desafio pedagógico do que médico. Se a educação busca transformar a anormalidade em normalidade, pode também contribuir para a transição da anormalidade à normalidade?

 Talita de Almeida 

 Presidente da ABEM 

 

Acreditamos que é essencial definir a educação como uma ajuda à vida da criança, visando seu desenvolvimento psicológico, personalidade e potencialidades. É uma ajuda para formar um indivíduo livre e normalizado, com personalidade e papel na sociedade em constante evolução.

 

O princípio educacional fundamental é observar e conhecer cientificamente o desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo todas as etapas do crescimento natural, psicológico e físico.


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O Ambiente Preparado

 

 

Enquanto a criança aperfeiçoa o ser, o adulto aperfeiçoa o ambiente. De fato, o trabalho próprio do adulto é a construção de um ambiente extranatural, uma super-natureza, que deverá responder aos desejos e às necessidades da espécie humana. A natureza não responde aos desejos e necessidades do homem, como responde às dos animais. O homem dependerá do homem para sua sobrevivência. 
Maria Montessori, explica assim a super-natureza do homem:


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Como poderá a educação contribuir para essa construção, sendo realmente ajuda e não obstáculo?
 

Maria Montessori acreditava na importância de permitir que a natureza guie o desenvolvimento do corpo humano, evitando obstáculos. Ela também aplicou essa convicção ao desenvolvimento psíquico, baseando sua obra educativa no respeito a essa evolução natural.

A partir desse conhecimento, Montessori definiu quatro fases de desenvolvimento que ela chamou de "os quatro planos de formação" ou "os quatro planos de desenvolvimento". A abordagem educacional montessoriana visa adaptar a educação às necessidades do crescimento, estabelecendo a equação: 4pd = 4pe (quatro planos de desenvolvimento = quatro planos de educação). Portanto, a educação montessoriana é aplicada a esses quatro planos, que correspondem ao desenvolvimento natural do indivíduo.

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1º Plano: A mente absorvente
(0 aos 6 anos)

2º Plano: Infância
(6 -12 anos)

3º Plano: Adolescência
(12 -18 anos)

4º Plano: Maturidade
(18 a 24 anos)

 


A Construção Física & Psíquica do Indivíduo
 


O Adulto Especializado

 

 

O trabalho do adulto é de natureza bastante diferente do trabalho da criança. Na realidade, são diferentes no sentido em que os objetivos perseguidos pela criança e pelo adulto são diversos. De fato o primeiro, enquanto “embrião psíquico de um ser social”, tem por objetivo a construção de si mesmo, o segundo enquanto “ser social”, tem por objetivo a construção de sua sociedade, permitindo-se realizar-se enquanto indivíduo. O homem é um ser gregário que, para existir como ser humano, terá necessidade de absorver os valores humanos do grupo a que pertence e, ao mesmo tempo colaborar como indivíduo com a existência desse grupo ou sociedade. O adulto é responsável pela comunidade e pelos indivíduos que a compõem (adultos e crianças).


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