Este manual Espaço, Tempo, Natureza e Cultura - História 1 foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para apresentar à criança a oportunidade de construir o conceito de tempo!
Todos os materiais de desenvolvimento montessorianos para o estudo do tempo e dos conceitos históricos tendem a apresentar uma visão global, grandiosa e concreta, como nos demais materiais especializados, partindo sempre do geral para o particular, do todo para o detalhe.
Porém, antes de tudo, é preciso que o professor favoreça à criança a compreensão de certos conceitos abstratos criados pelo Homem.
Qual terão sido as primeiras impressões do Homem observando o céu?
Terá visto a luz... o sol? Depois, o escuro... o claro? À noite... o dia... as estrelas...?
O TEMPO não é nada de concreto. Se a pessoa não está em contato coma natureza, perde a total noção de tempo, não sabendo se são passadas horas, dias, anos e outros! Sendo assim, como se faz para formar na criança este conceito de tempo?
Conteúdos:
· Linha diária ou calendário linear
· Primeiros calendários
· Meses do ano
· Horas: relógio
· Linhas de tempo: primeiras experiências de tempo das crianças e tempo histórico
No manual Espaço, Tempo, Natureza e Cultura - Geografia 1, preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para organizar o ambiente na sua sala de aula e desenvolver as atividades da área cultural que inclui Geografia.
Ao apresentar o universo às crianças o educador não pode negligenciar. Montessori diz: “Deve-se apresentar o mundo à criança...fornecer as sementes de cada ciência...deixá-las brotar... e, só então, passar aos detalhes.”
Como já vem sendo evidenciado, o professor precisa ter uma visão cósmica de que tudo o que vive sobre a Terra vive pelo mesmo objetivo, em estreita colaboração, num processo sistêmico, integrador. Tudo se interliga; tudo se interdepende.
A Geografia é uma chave que ajuda a criança a entrar nesse mundo.
Esse Manual facilitará ao professor o desenvolvimento de atividades de Geografia junto às crianças pequenas de uma forma apaixonante, integrada e lúdica.
Conteúdo:
1. Fundamentação para as atividades de Geografia
2. Primeiro conhecimento do espaço- a criança e o seu planeta- a Terra:
A Criança Relaciona-se com o Espaço
A Criança Relaciona-se com o Espaço Cósmico (1º momento)
A Criança Relaciona-se com a Natureza
A Criança Relaciona-se com os Elementos de Física e Química - Meg Fedorowicz
A Criança Relaciona-se com o Sistema Solar
A Criança Relaciona-se com a Formação dos Elementos Químicos - Estelar Nucleossíntese (Em História e Ciências)
A Criança Relaciona-se com um Primeiro Conhecimento do Espaço - a Terra
A Criança Relaciona-se com o seu Espaço Social
O manual Espaço, Tempo, Natureza e Cultura 4 - História II, permite o desenvolvimento de um sentimento religioso na criança, não relacionado ao desenvolvimento de nenhuma religião especificamente. Uma atitude de mente e coração que aceita a poderosa força criativa que trabalha no mundo e reconhece a existência dessa força com amor e gratidão. As experiências científicas apresentadas antes do estudo de História eram apresentadas simplesmente como experiências, para que a criança pudesse experimentar as várias propriedades da matéria.
Não é dito às crianças que elas estão relacionadas à História da Terra. Nesse manual, será apresentada a História do Desenvolvimento da Terra, então as crianças entenderão o motivo pelo qual as experiências que foram feitas antes, estimulam sua imaginação, interesse e facilitando o caminho da compreensão.
Aqui vamos encontrar a História da criação do universo: as 5 grandes lições:
1 – História da Formação da Terra - Experiências da Criação + fábula “O Deus que não tem Mãos” + cartazes impressos
2 – História da Vida na Terra - linha evolutiva
3 – História da Vida do Ser Humano - Faixa do Homem - ou do Aparecimento dos Seres Humanos - linha evolutiva
4 – História das Letras ou da Comunicação por Sinais
5 – História dos Números
Este manual Espaço, Tempo, Natureza e Cultura 5 História III - foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para preparar o ambiente de sua sala de aula e desenvolver as atividades acerca do Estudo do Homem.
Neste volume - HISTÓRIA III – encontra-se uma síntese com o material do tema “Nosso Planeta, Nossa Casa” e estuda as Necessidades Fundamentais do Homem e suas conquistas no tempo e no espaço físico, fazendo surgir a sociedade e organizando as Civilizações, que nos trazem aos dias atuais.
Dentre as várias atividades sobre os temas tratados podemos citar:
1 - Nosso planeta, nossa casa: uma visão sistêmica da vida planetária
2 - Necessidades fundamentais do homem
3 - Etapas do Progresso das Civilizações
4 - Nomenclaturas Classificadas - Conquistas do Homem
5 - Estudo de uma civilização- História de um povo
6 - Organização de uma faixa de História com as crianças
7 - Significado do surgimento do homem sobre a terra
Comments