O que se espera de uma educação integral para uma criança? Como os programas das escolas infantis podem contribuir para o desenvolvimento completo dos pequenos?
Os programas para o desenvolvimento integral das crianças nas escolas infantis são fundamentais para estabelecer as bases sólidas necessárias para seu crescimento físico, emocional, cognitivo e social. Esses programas desempenham um papel crucial no desenvolvimento global das crianças por várias razões:
1 - Estímulo ao Desenvolvimento Cognitivo: Os programas educacionais nas escolas infantis devem oferecer atividades planejadas e estruturadas que estimulem o desenvolvimento cognitivo das crianças. Isso inclui o desenvolvimento da linguagem, habilidades matemáticas, compreensão de conceitos espaciais e temporais, entre outros.
2 - Socialização e Desenvolvimento Social: As interações sociais são uma parte essencial do desenvolvimento infantil. Os programas nas escolas infantis devem proporcionar um ambiente propício para que as crianças aprendam a interagir com seus colegas, desenvolvam habilidades sociais, como compartilhar e trabalhar em equipe, e compreendam normas sociais enfim imbuídos de uma sólida formação.
3 - Desenvolvimento Emocional: A educação infantil também deve se preocupar em apoiar o desenvolvimento emocional das crianças. Programas bem estruturados incluem atividades que ajudam as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções de maneira saudável, promovendo a inteligência emocional.
4 - Base para os futuros estágios: Os programas nas escolas infantis devem oferecer uma base para que as crianças possam realizar uma transição tranquila para o ensino fundamental, proporcionando-lhes as habilidades acadêmicas e sociais necessárias.
5 - Abordagem Holística: Programas educacionais bem planejados adotam uma abordagem holística, considerando todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Isso inclui o físico, intelectual, emocional e social, reconhecendo que essas áreas estão interconectadas.
6 - Fomento à Curiosidade e Criatividade: Os programas infantis incentivam a curiosidade natural das crianças e promovem a criatividade por meio de atividades diversificadas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo.
Mas, afinal, qual o programa que inspira os educadores a adotarem essa perspectiva de ensino? O método Montessori oferece uma abordagem única que promove o desenvolvimento holístico das crianças. E é nesse ponto que entra o papel da Associação Brasileira de Educação Montessoriana (ABEM).
Como a ABEM pode colaborar com as crianças? Ofertamos materiais e orientações para crianças de 2 a 5 anos e de 3 a 6 anos, seguindo a abordagem montessoriana. Essa abordagem visa atender às necessidades específicas das crianças em cada período sensível de desenvolvimento. Eles foram cuidadosamente elaborados com base em documentos internacionais, alinhando-se com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, expressam os conteúdos a serem desenvolvidos em conformidade com as diretrizes educacionais. São os seguintes:
Programas em níveis – 2 a 5 anos e de 3 a 6 anos
Manuais Didáticos - PRESENCE® Editora (expressam a metodologia e a didática com modelos/riscos) em PDF:
Desenvolvimento da Linguagem: Volumes 1 e 2
Desenvolvimento da Mente Matemática: Matemática Preparatória (Vol.1) e Matemática II
Geometria Montessori (Vol. 1)
Desenvolvimento dos Conceitos de: Espaço, Tempo, Natureza e Cultura
Listagens de Ambientes Preparados – Educação infantil – PRESENCE®
Como a ABEM colabora com os educadores? A fim de proporcionar um ambiente de aprendizado avançado e especializado, preparando os estudantes para sua formação ampla, irá contribuir de maneira significativa em suas carreiras e na sociedade, apresentamos o curso de pós-graduação no método Montessori. Matrículas abertas Acesso à plataforma em fevereiro.
Esteja presente em nossa live que terá o tema Materiais de Linguagem e sua aplicação na Educação Infantil!
Comments