top of page

Projeto: ABEM Presente

Atualizado: 5 de nov. de 2023



No período de 25 a 27 de outubro, três professoras da Escola de Educação Infantil “Ser criança” e Graça da equipe ABEM visitaram duas escolas montessorianas: uma em Brasília e a outra em Anápolis. Encontraram o que procuravam nas escolas visitadas. Ambas refletiam os princípios fundamentais do método Montessori, proporcionando um ambiente acolhedor e preparado para atender às necessidades das crianças, encorajando-as à exploração e à autonomia, com limites bem definidos. Percebemos a valorização da livre escolha, o desenvolvimento natural e a exploração ativa.


Podemos destacar alguns pontos notáveis em ambas as escolas:

1. Ambiente Preparado: as escolas apresentavam um ambiente cuidadosamente planejado, oferecendo materiais e espaços de aprendizado adaptados às diferentes faixas etárias.


Isso inclui desde áreas internas até espaços ao ar livre que permitem contato com a natureza.


2. Normalização das Crianças: a normalização foi um ponto alto da nossa observação. As crianças estavam imersas em seus trabalhos, demonstrando concentração, interesse e autonomia nas atividades.



3. Envolvimento dos Professores: A presença e apoio ativo dos professores e coordenadores pedagógicos foi destaque também. Com isso elas garantem um ambiente preparado com oferta de materiais ricos que possibilitam o desenvolvimento das crianças atendendo às suas necessidades internas.


Ana Paula Coloddeti, coordenadora pedagógica da escola, Graça da equipe ABEM, Andrea Adjuto gestora da Escola Montessoriana de Brasília, DF e Ana Mirian, Fernanda e Sara professoras da Escola Ser Criança de Uberlândia , MG


4. Aprendizado por faixa etária: É notável o cuidado em atender às diferentes faixas etárias, tanto nas salas para crianças de 0 a 3 anos quanto nas de 3 a 6 anos, bem como no agrupamento de 3 a 9 anos, permitindo uma progressão contínua e adequada às necessidades de cada etapa do desenvolvimento.


Sara e Ana Miriam professores da Escola Ser Criança de Uberlândia, MG, Paula Tomazini, sócia, Fernanda professora da escola Ser Criança, Graça, da equipe ABEM , Ivone Moreira da Escola Vivant de Anápolis, Goiás, Zenize Santos, formadora ABEM, Juliana Santana, Coordenadora Pedagógica


É encorajador ver escolas que se dedicam a aplicar os princípios Montessorianos de forma autêntica, criando ambientes propícios para o desenvolvimento integral das crianças e assim salvaguardar as lindas vivências.

Ao reconhecer o compromisso e a dedicação das equipes educacionais em proporcionar esse ambiente de aprendizado, podemos enfatizar a importância do verdadeiro trabalho Montessoriano. Essas visitas ofereceram uma perspectiva valiosa sobre como as escolas Montessorianas podem realmente seguir os princípios e práticas desse método de educação, dentro das suas realidades e possibilidades.


Para finalizar, a ABEM agradece a acolhida e fica aqui a nossa mensagem:


Texto produzido por Graça Soares da equipe ABEM

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page