Contamos com uma equipe multidisciplinar para a preparação e condução dos cursos de Formação de Formadores Montessori.
TALITA DE ALMEIDA
Fundadora e Diretora da ABEM e PRESENCE Editora.
Especialista em Educação Montessori.
Conferencista Internacional.
Orientadora do Centro de Pesquisa e Capacitação Mário M. Montessori.
Sócia-fundadora do MONTESSORI Bahia.
Como seguidora e divulgadora da filosofia de Maria Montessori, dedica-se à causa da criança, do jovem e à formação de professores. Empenha-se na reengenharia de escolas, na orientação de Centros de Referência Montessori e na elaboração de uma inédita coletânea em língua portuguesa de manuais didáticos para a capacitação de professores especializados montessorianos, além da edição de materiais de deselvolvimento impressos para o acervo das classes.
SONIA CARDOSO EYER JORÁS
Doutora em Metafísica (EUA).
Especialista em Educação e Ecologia Humana.
Conferencista Internacional.
Vice-presidente da ABEM - Associação Brasileira de Educação Montessori.
Vice-presidente do Human Ecology Movement (EUA).
Representante do PFF Brasil - Pedagogia 3.000.
Representante do em Ane - Enlace Mundial para una Nueva Educación.
Formada no Brasil com Registros em Pedagogia, Orientação Educacional, Psicologia e Sociologia. Nos Estados Unidos, possui o título de Doutora em Metafísica, Ciências Religiosas e Especialista em Ecologia Humana. Coordenadora Pedagógica com prática em inclusão. Elaborou o Projeto Pedagógico do Colégio Constructor Sui para o Ensino Fundamental e Médio.
CLAUDIA BANDEIRA DE MELLO
Historiadora.
Especialista em Educação Infantil.
Mestre em Educação e Gestão Ambiental. Integra a equipe de Coordenação de Processos Educativos da CGPC - Coordenação Geral de Promoção da Cidadania.
Nascida no Rio de Janeiro, em 03/08/1960. Formada em História pela USU/RJ, com Pós Graduação em Educação Infantil pela PUC/RJ e Mestrado em Educação e Gestão Ambiental pela UnB. Trabalho no Colégio Constructor Sui e na Piuli Creche Escola, e, de forma autônoma, com a formação de professores no Rio de Janeiro. Foi instrutora de mergulho autônomo e professora de ensino médio público em Fernando de Norinha. Foi consultora do MEC, em Brasília, onde vive há 12 anos; trabalha informalmente com tradução da língua italiana e, desde 2012, compõe o quadro da Funai, quando passou a integrar a equipe da Coordenação Geral de Educação, hoje Coordenação de Processos Educativos, Vinculada à Coordenação Geral de Promoção e Cidadania - CGPC/DPDS.
ZENIZE DA CRUZ SANTOS
Certificado de Reconhecimento de Formação Montessoriana Internacional (Participante ABEM, FACSA e professioniste montessoriani – Itália). Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Metodista Granbery). Especialista em Educação Montessori (6 a 9 anos), (Faculdade America do Sul). Especialista em Educação Montessori (0 a 6 anos), (Faculdade Santo Agostinho – FACSA).
Matemática Avançada Montessorina (9 a 14), (Colégio Montessori Rainha da Paz.
Licenciada em Letras-inglês (Faculdade Estácio de Sá).
Capacitadora e ministrante de oficinas e disciplinas de Educação Montessori com curso de Formação de Professores Montessori ministrado pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana).
MARIA DAS GRAÇAS SOARES
Professora de Língua Portuguesa e Francesa e suas literaturas.
Especialista em Língua Portuguesa pela Unicamp,
Literatura Infanto-Juvenil pela PUC-MG e Didáticas para a moderinidade pela UNIFRAN-SP.
Instrutora de YOGA com formação na Suddha Dharma Mandalam Internacional.
Pedagoga com mais de 25 anos de atuação no Ensino Médio, Ensino Fundamental I e II, e Educação Infantil. Capacitadora em Educação Montessori com curso de Formação de Professores ministrado pela OMB e MECA - Montessori Education Corporation Association. Coordenadora do curso de especialização em Educação Montessori 3-6 anos em Uberaba. Revisora do livro "O currículo do Mundo, apresentando o Universo à crianças pequenas" de Celma Pinho Perry e Meg Fedorowicz.
EDILEUZA NATO DA SILVA REGO
Pedagoga, professora, 29 anos em sala de aula. Montessoriana há 12 anos.Pós graduada em Ensino e Aprendizagem das Ciências Naturais na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Universidade Católica de Brasília)e em Línguas de Sinais - LIBRAS (Faculdade Albert Einstein).
Formação em filosofia e metodologia Montessoriana de 6 a 9 anos (Centro de Capacitação Montessori Santa Teresa D’Ávila/DF). Matemática Avançada Montessoriana de 9 a 14, (Colégio Montessori Rainha da Paz/CE). Mediação Pedagógica como tutora na EAD, no Curso de prevenção do Uso de Drogas para professores de escolas públicas (Universidade de Brasília/DF). Parâmetros em Ação da educação Infantil-REPASSE. (Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação- EAPE/DF). Curso Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- Ensino Fundamental (EAPE/DF).
CINTIA FERREIRA DE ARAÚJO DE MELO
Pedagoga, professora há 26 anos, sendo 8 na escola Maria Montessori DF.
Licenciatura em Ciências Naturais (UNICEUB).
Pós Graduada em Ensino Especial (UNICAAPS).
Formação em filosofia e metodologia Montessoriana de 6 a 9 anos (Centro de capacitação Montessori Santa Teresa D'Ávila).
Matemática Avançada Montessoriana de 9 a 14, (Colégio Montessori Rainha da Paz).
Gestão em Sala de Aula - Escola da Vila. Professor Empreendedor (Coplanning).
Educação Matemática (III EBREM).
Graduada em Educação Física pela UFRRJ
Especialista em Psicomotricidade – AVM/UCM.
Especialista em Neurociência aplicada a aprendizagem IPUB/UFRJ.
Especialista em Educação Montessori 0 - 6 anos ABEM/FACSA - Curso em Prática Psicomotora Aucouturier.
Curso Vida Prática CEM - Chile.
Atuou por 11 anos como Professora de Estimulação Psicomotora Casa-escola Montessoriana Petra - RJ.
Atualmente é Professora de Estimulação Psicomotora Escola Infantil Montessori de Belo Horizonte.
Equipe de pesquisadores _ Labescri- Laboratório de Estudos da Criança RJ
Amante e estudiosa do aprender e do movimento humano.
“O desenvolvimento da mente vem através do movimento.”
(Maria Montessori – Mente Absorvente).
ALICE ASSIS
Pedagoga Especialista em Montessori. Graduada em Pedagogia pela UERJ. Coordenadora Pedagógica do Colégio Escola Infantil Montessori de BH. FOrmada em Educação para 0 a 3 anos pelo Centro de Estudos Montessori do Chile.
Formada em Educação para 3 a 6 anos pelo Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro. Pósgraduada pela ABEM em Educação Montessori (0 a 6 anos).
Mestra em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery (2011). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Internacional Saci, atua como psicopedagoga clínica com crianças e adolescentes e é membro da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessori).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de aprendizagem e em metodologias de ensino, principalmente, nos seguintes temas: aprendizagem, psicopedagogia clínica e institucional, formação de professores, Desenvolvimento Humano e Educação Montessori.
ROSANE RABELO
É Professora de Formação do Leitor/Escritor, no Colégio Ágora – Niterói,
Especialista em Arteterapia na Saúde e Educação (AARJ 0157), cuja área de
pesquisa são os contos da tradição; contadora de histórias e Especialista em
Literatura Infantojuvenil.
Produtora de conteúdos em Mediação de Leitura e Projetos do livro/Literatura.
Realiza atendimentos em ateliê arteterapêutico.
Atuou como Professora na Formação em Arteterapia e nas pós-graduações
em Arteterapia como convidada para o módulo Contos de fada; Educação
Infantil/Arte e Literatura e na pós-graduação em Educação Montessori com o tema Arte/Literatura. Foi Coordenadora do Educativo da Biblioteca Parque Niterói/RJ e coordena o Projeto TramaLê, de curadoria de projetos literários, palestras e Formação de professores.
DELANO DE JESUS SILVA SANTOS
Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Teachers’ Training Course, Curso Freeway, Juiz de Fora, MG.
Bacharel em Teologia, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES-JF.
Certificate of Proficiency in English – CPE, Cambridge, Inglaterra.
VIVÊNCIA NO EXTERIOR:
Índia: Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche do CNPQ - 7 meses)
Estados Unidos: Curso de intensivo de liderança - 1 mês)
Inglaterra: Trabalho de ação social junto a uma ONG Jocum - 3 anos)
Trinidad e Tobago: (Aprimoramento na Língua inglesa - 1 ano)
É Professor de inglês para crianças, jovens e adultos e Professor de Filosofia na Casa-Escola Montessori, Goiânia-GO.
Atualmente é pós-graduando em Educação Montessori pela ABEM-FACSA.
CLAYLTON MACIEL MENDES
Professor graduado em Pedagogia e Ciências naturais, com especialização no ensino de ciências biológicas e livre pesquisador do método Montessori de educação.
Formação acadêmica:
1999 - Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - Caruaru - Pernambuco - Brasil
2005 - Graduação em Ciências - Habilitação Biologia. Faculdade de Formação de Professores do Belo Jardim - Belo Jardim - Pernambuco - Brasil
2007 - Especialização em Ensino de Ciências Biológicas. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - Vitória de Santo Antão - Pernambuco - Brasil
Professor de ciências do ensino fundamental (6º ao 9º ano), duas vezes concursado, da rede pública
municipal de Caruaru.
Cursos Montessori:
CEMSP - Centro de educação Montessori de São Paulo (Profa. Paige Gaiger e Profa. Marion Walace)
Curso de formação Montessori para crianças de 3 até 6 anos
(aulas presenciais na cidade de São Paulo - Nas salas montessori da Graded School)
ABEM - Associação Brasileira de Educação Montessoriana
Conquista da leitura e da escrita (curso on-line).
Memorização das quatro operações aritméticas (curso on-line).
Educação dos Sentidos (curso on-line) .
Vida prática (curso on-line).
Minicursos da ABEM (curso on-line).
VANESSA OLIVEIRA
Pedagoga e psicopedagoga clínica.
Estudiosa e apaixonada na Educação Montessori.
Professora na Escola Maria Montessori, em Brasília e cursando pós-graduando em Educação Montessori pela ABEM-FACSA.
Formação em filosofia e metodologia Montessoriana de 6 a 9 anos (Centro de capacitação Montessori Santa Teresa D'Ávila).
Do quadrado à sua raiz: Viagem entre a Matemática e a Geometria, com uso de materiais Montessori (Colégio Montessori Rainha da Paz).
ANGELO RICARDO FERREIRA
Licenciado em Matemática com Especialização no Ensino da Física;
Formação em Educação Montessori (Centro Educacional Menino Jesus);
Formação em Matemática segundo o enfoque Montessori para o trabalho
com crianças de 6 a 12 anos de idade – Álgebra (Chile); Formação em
Geometria para o trabalho com crianças de 6 a 12 anos de idade segundo o
enfoque Montessori - Geometria (Chile); Aprofundamento em Matemática para o trabalho com crianças de 9 a 14 anos de idade segundo o enfoque Montessori – Álgebra e Geometria (Chile); Atua como professor de Matemática e Física desde 1998, para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Atualmente é professor de Matemática do Centro Educacional Menino Jesus (Ensino Fundamental II); Colégio Paulo Freire (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e é Formador de professores dos Estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela editora SM Educação.
NALCIANA GERVÁSIO
Professora montessoriana, Mãe.
Atuação na área: 15 anos
Escola Maria Montessori – Brasília DF
Graduação: Pedagogia, Pós graduação: Orientação educacional e Educação especial
Cursando: Neuropsicopedagogia
Formação Montessori 2 a 9 anos
Mini Cursos: Neurociência e alfabetização, Filosofia e metodologia, Montessoriana, Violência escolar, Avaliação de aprendizagem, Pesquisa e prática pedagógica, Psicologia infantil, Saúde na escola, Educação e psicologia, A alfabetização através do lúdico na Educação infantil, Vida prática Montessori - ABEM, Serpente adição e multiplicação - ABEM, Matemática preparatória - ABEM, Educação dos sentidos - ABEM, Memorização das 4 operações aritméticas - ABEM, Conquista da leitura e escrita - ABEM, Vida prática - SEMEAR MONTESSORI
Curso online: Cultura e ciências para crianças - MONTESSORI CANELA INTERNACIONAL
RUTH SPECHT
FORMAÇÃO
- Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais - UNOESC, conclusão em 2004.
- Graduada em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais - UNOESC, conclusão em 2002.
- Cursando Psicologia 8ª fase - UNOESC - Joaçaba.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- 2002 ATÉ OS DIAS ATUAIS – Prefeitura Municipal de Joaçaba
Cargo: Professora Educação Infantil
- 2002 – 2003 - Cooperensino Luzerna
Cargo: Professora Educação Infantil
- 2003 – 2004 – Pequeno Pensador Herval D’Oeste
Cargo: Professora Educação Infantil
- 2004 – 2010 – Centro Educacional Girassol
Cargo: Professora Educação Infantil e Ensino Fundamental
- 2011 – 2019 – Centro Educacional Girassol
- 2016 – 2017- CEI Menino Deus- Prefeitura de Joaçaba
Cargo: Diretora
Cargo: Coordenadora Educação Infantil e Ensino Fundamental
- 2019- 2020- Centro Educacional Girassol
Cargo: Consultora Montessori
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
- Inglês - Amador, Conversação.
- Cursos na área de Educação Infantil 2002 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017
- Cursos na área de dificuldades de aprendizagem 2008 - 2009
- Formação Montessori CEMJ Florianópolis 3 a 6 anos. 2019
- Formação Montessori CEMJ Florianópolis 3 a 6 anos.
LÍCIA MARA PINHEIRO RODRIGUES
Graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1990); Especialização em Metodologias e Gestão para EaD pela Anhaguera-Uniderp (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011). Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Colégio Maria Montessori de Campo Grande de 1991 a 2016. Revisora de Língua Portuguesa de trabalhos científicos e livros.
Formação em Educação Montessori por meio minicursos ministrados em Campo Grande, MS durante o ano de 2007 pela professora Talita de Almeida.
Atualmente, professora de Literatura no Ensino Médio na Escola General Osório.
Na área da educação montessoriana: cursos para professores em diversos estados brasileiros.
Komentar