Ep.01 - Natureza e criação
Trilhando pelos passos de Maria Montessori, através do livro "A criança". Um mergulho na filosofia Montessoriana.
Texto adaptado: Giselle Frufrek
Captação de imagens: Giselle Frufrek (Nova Terra, Canela/RS)
Edição: Ítalo Frufrek
Música: Kevin Macleod - Sovereign
Natureza e Movimento
Natureza e movimento. Em nossos dias, numa sociedade civilizada, as crianças vivem muito alheias à natureza e são bem raras as possibilidades que desfrutam para manter um contato mais íntimo com ela ou enriquecer-se com experiências vividas. Mas não se trata somente de desenvolver certos sentimentos que as maravilhas da natureza podem suscitar: flores, plantas, animais, paisagens, vento, luz... O que importa, sobretudo, é liberar a criança dos laços que a contém e isolam de sua própria natureza. Deixai as crianças em liberdade; deixai-as correr sob a chuva, tirar os sapatos e pular nas poças d´água, pisar, descalças, a relva úmida; que elas possam descansar tranquilamente sob a sombra acolhedora de uma árvore, gritar e rir à tépida luz do sol. A criança se concentra e é imensamente feliz. Por um instante o seu espírito é como um pesquisador; nasceu nela um novo conhecimento, o da sua própria individualidade. Quando sai da concentração, nota o mundo que a rodeia como um ilimitado campo para novas descobertas. Acorda para o amor pelas pessoas e as coisas, gentil e afetuosa, pronta a admirar cada coisa bela. O processo espiritual é evidente: desliga-se a si mesma do mundo para adquirir o poder de se lhe unir. Somente os poetas vivem o encanto de um tênue fio de água que saltita pelas pedras, como o vive, igualmente, a criança que, eufórica e contente, se agacha para tocá-lo com as mãos como que acariciando-o. As energias musculares das crianças, estão bem acima de nossas suposições: é preciso libertar sua natureza, para que ela possa revelar-se.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Ed. Portugália, Rio de Janeiro, s.d. (p. 226-227) A descoberta da criança: pedagogia científica. Ed. Kírion, São Paulo. 2017 ( p. 76-78)
Ep. 03 - Mente Absorvente
“Mente absorvente” é o termo que Montessori escolheu para definir a capacidade da criança em absorver o mundo. Na infância, todos os estímulos e informações são absorvidos pela mente da criança. Na atualidade, a neurociência comprova o conceito de Mente absorvente, nos apresentando a “plasticidade”, onde as estruturas cerebrais são tão flexíveis que se alteram constantemente por meio do contato com o ambiente e os neurônios-espelho, que são células nervosas localizadas no lóbulo frontal e são ativadas na observação e na pulsão para a imitação. Não se trata de uma absorção passiva, e sim de um processo de construção interna e individual, na relação com o outro.
Ep. 04 - A Criança e o Mar
A criança se posta, em frente ao mar, em uma atitude de observação e encantamento. Por minutos, silencia-se e convida os olhos a explorar o horizonte. Em instantes, se integra e dissolve-se. Que vidas ali habitam? A Educação Cósmica, para Montessori, compreende os seres numa inter relação permanente, da mesma fonte e ciclos de vida, de substâncias orgânicas e inorgânicas, de elementos animados e inanimados, de itens materiais e imateriais, todas as palavras, sentimentos, pensamentos e linguagens fazem parte de uma grande estrutura cósmica, integrada e organizada. Sendo parte dessa estrutura, todos os componentes do cosmos se entrelaçam.
Ep.05 - Atividade e Independência
A atividade e independência, para Maria Montessori, são premissas básicas para a criança ser em sua integralidade. Este episódio trata das condições necessárias para que a criança possa conquistar e desenvolver-se em liberdade.
Texto: Maria Montessori. "O que você precisa saber seu filho", 1996.
Adaptação e imagens: Giselle Frufrek
Edição: Ítalo Basílio
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