A aquisição e desenvolvimento da linguagem se realizam na vida cotidiana através das relações diárias entre pessoas e objetos do ambiente. Ao conhecer e utilizar o ambiente a criança absorve a linguagem do seu meio e estrutura sua língua pátria.
O Manual Desenvolvimento da Linguagem 1 teve uma primeira edição em 1972 e o Desenvolvimento da Linguagem 2 foi publicado em 1982.
Neste volume é apresentado o processo que a criança vivencia do nascimento aos seis anos de idade, em média, através de fundamentação teórica e atividades obedecendo ao seguinte esquema:
Toda ação da criança é expressa através do movimento e da linguagem em seu ambiente sociocultural.
Confecções de Linguagem 1
Em sua continuação no Desenvolvimento da Linguagem, Linguagem 2 encontram-se orientações para se trabalhar em uma sala montessoriana do Aperfeiçoamento da leitura e da escrita começando pela leitura de comandos simples até à análise da leitura/frase com a ajuda da análise sintática.
Este volume da Coletânea Montessori preocupa-se em apresentar o conteúdo de forma didática, numa linguagem simples, baseando-se em registros de seus cursos internacionais e suas pesquisas, mas considera-se livre para utilizar uma forma pessoal de escrita, que ajude ao professor - sua meta primeira - a compreender e fixar em sua memória: esquemas, divisões, correlações intermateriais, além dos objetivos diretos/indiretos e idades.
Em seu conteúdo, Linguagem 2 apresenta:
A. APERFEIÇOAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
I. Leitura de Comandos 1ª Série: Comandos de 1 Ação - 2ª Série: Comandos de 2 Ações Correlatadas - 3ª Série: Comandos de 3 ou mais Ações
II. Leituras Interpretadas - Série I: Uma só Oração - Série II: Duas Orações Coordenadas - Série
III: Três ou mais Orações Coordenadas, formando um Período - Série IV: Período de Duas Orações uma dais quais é subordinada à outra - Série V: Períodos de Orações Subordinadas e/ou Coordenadas - Série VI: Leituras com uma Ação dramática mais difícil de Interpretação - Série VII: "Leituras cuja Interpretação necessita de duas ou mais pessoas; são como cenas com diálogos"
III. Leitura de Livros - 2ª Sequência de Livros ou Livretos
IV. Leitura das Definições das Nomenclaturas
V. Exercícios de Falar Bem - 1º Exercício: Casas dos Animais - 2º Exercício: Vozes dos Animais - 3º Exercício: Grupos de Animais - 4º Exercício: Que nome vai bem?
VI. Leitura de Poesias e Histórias Ilustradas (bons autores)
B. GRAMÁTICA COMO AJUDA À LEITURA (ESCRITA)
C. ANÁLISE DA LEITURA/FRASE À ANÁLISE SINTÁTICA – 1º NÍVEL
Este manual, Desenvolvimento da Linguagem 3A, foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para preparar o ambiente de sua sala de aula e desenvolver as atividades de Morfologia e Sintaxe Montessoriana.
Nos volumes 1 e 2 do Desenvolvimento da Linguagem foram explorados os temas que prepararam a aquisição da linguagem oral e escrita, com muita ênfase na linguagem articulada que constrói o patrimônio linguístico e as estruturas lógico - matemáticas e que se apoia no tripé:
● Enriquecimento e propriedade de vocabulário
● Aperfeiçoamento da dicção
● Consciência da estrutura da Linguagem.
Nesse volume, será apresentado o processo intuitivo dos conceitos morfológicos utilizado como “sementes” de Cultura, disseminando palavras que indicam nomes, qualidades, ações, emoções, números, interrelações que geram uma estrutura sólida de patrimônio e de linguagem culta, os quais fornecem o “chão” do volume 3. Nele ainda se encontram as Caixas Gramaticais, Estudo do Verbo e Análise sintática, “Particularidades” de cada classificação ou função.
Confecções de Linguagem 3b e 3c
Confecções:
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